Subscribe News Feed Subscribe Comments

Vestibular

Para alguns é "o bicho", para outros é "tudo" e para muitos um sonho distante.
Ingressar no ensino superior definitivamente não é para todos, em uma instituição federal então nem se fala. Quem entra na federal? Quem tem condições de pagar um cursinho pré-vestibular, salve as exceções. E os demais vão pra onde? Vão para as Universidades particulares. Parece contraditório, não?
Pois é, vivemos em um país desigual onde a educação é precária.
O tema da redação do vestibular 2010 da UFSM foi o seguinte:
"“Suponha que fosse abolido o vestibular tradicional nas universidades federais do país. A partir disso, escolha uma das alternativas abaixo que, em sua opinião, poderia substituir o modelo atual."
Aí, vinham as alternativas: Exame Nacional obrigatório aos egressos do ensino médio; Seleção seriada, ou seja, uma prova a cada final dos três anos do ensino médio; Sorteio de vagas, sem necessidade de um exame para seleção; Universalização do ingresso ao ensino superior, ou seja, vagas para todos; Seleção a partir da média de notas obtidas ao longo do ensino médio.

Bueno, vamos por eliminação quais e porque não escolhi. Exame Nacional e seleção seriada, ao meu ver já seriam uma espécie de vestibular. Sorteio nem preciso dizer não é?! Seria injusto demais! Universalizar talvez fosse a melhor forma, porém não há estrutura para isso. Seleção a partir de notas obtidas no ensino médio foi a minha escolha. Porque acho que seria uma maneira de TODOS terem a chance de disputar uma vaga no ensino superior. Acredito até que isso poderia ser um incentivo para melhorar a qualidade do ensino no país.
As cotas vieram para diminuir um pouco essa desigualdade no acesso ao ensino superior e sou a favor delas. Quem usa a desculpa de que é um preconceito não conhece nada da história do nosso país.
Para finalizar, acho que a utilização do vestibular como forma de ingresso às universidades naõ condiz com a situação do país.

0 comentários:

Postar um comentário

 
OpinaGurias | TNB