Subscribe News Feed Subscribe Comments

A dura escolha de uma profissão para seguir


Com certeza uma das fases mais difíceis e importantes em nossa vida é quando temos que escolher qual profissão vamos seguir.
Uma série de dúvidas e incertezas ronda nossa cabeça.E a situação fica ainda pior quando os pais pressionam para que os filhos sigam a porfissão que eles querem e não as que eles sonham seguir.
A adolescência já é uma fase de dúvidas,mas a escolha da profissão é a dúvida mais cruel delas.
A responsabilidade é grande demais para uma fase da vida em que mal sabemos tomar decisões banais.
Seguir a profissão que os pais querem?Seguir a profissão mais rentável?Ou seguir a profissão que nos dá prazer?
Com certeza devemos fazer o que gostamos,mas às vezes por uma série de motivos deixamos de seguir o caminho que realmente queríamos.
Muitas vezes a pressa pra escolher logo nosso rumo acaba sendo o motivo do erro.Mas geralmente os pais sempre são o maior fator da escolha errada.Tem pessoas que preferem seguir a profissão que é de tradição da família ou a profissão que desde quando são pequenos os pais projetam para eles.E também muitos são os casos de seguirem a profissão errada por medo de não conseguir boa remuneração na profissão que se gosta e que se sonha ser.
Acho fundamental que as escolas de Ensino Médio fizessem testes vocacionais com seus alunos.Isso é uma grande ajuda para descobrirmos nosso rumo.
Tem jovens que realmente começam a pensar em qual profissão seguir somente quando estão prestes a fazer vestibular.
Infelizmente esse assunto não tem muita abordagem nem pela escola e nem pela mídia.Para quando que devia ser sempre motivo de debate,pois é algo que nos influencia para o resto da vida.
Eu mesma não conseguiria me ver fazendo o que eu não gosto.A grande prova disso foi que larguei a faculdade que eu detestava,pois não suportava nem a idéia de exercer aquela profissão.
A escolha da profissão errada pode acarretar consequências terríveis em nossas vidas.Podemos passar a ser profissionais frustados,pessoas pressionadas,sem alegria de viver e sem motivação profissional.
Devemos pensar muito bem.Pensar o tempo que for necessário para tomar uma atitude bem pensada e então escolher a nossa profissão.Escolher algo que teremos que fazer pelo resto da vida.Nem que para podermos exercer o que realmente gostamos tenhamos que lutar contra dificuldades,convencer as pessoas que discordarem de nossas decisões e também nos superarmos para alcançar o que realmente queremos ser.
Nossa profissão será nossa eterna companheira por toda nossa vida.Então devemos amá-la para conseguirmos o sucesso e a realização profissional.

0 comentários:

Postar um comentário

 
OpinaGurias | TNB